sexta-feira, 22 de julho de 2011

Guarda Municipal de Indaiatuba apreende quase 250% mais drogas neste ano que em 2010.

 
                                                                                                                                                                                                                                                                 
   
Guarda Municipal de Indaiatuba ampliou o combate às drogas nos primeiros seis meses deste ano e na comparação com o primeiro semestre de 2010 a apreensão de entorpecentes aumentou 249,8%. Enquanto de Janeiro a Junho do ano passado foram encontradas 540 porções, essa quantidade chegou agora a 1889. Um número 3,5 vezes maior.
Para o secretário de Defesa e Cidadania e chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Guedes Pinto a GM reforçou o combate às drogas. “Agora temos mais câmeras que fazem monitoramento urbano e implantamos o GOC [Grupo de Operações com Cães]. Com isso queremos diminuir o número de tráfico na cidade, já que ele leva a outros tipos de delitos”, comenta Guedes. O GOC atualmente conta com dois cães preparados e outros três recebem treinamento. Eles ficam aptos para buscas de armas e drogas.
A Guarda apreendeu no primeiro semestre de 2010, 11 porções de maconha e em 2011 esse número cresceu para 256. Foram encontrados 295 papelotes de cocaína e agora eles já chegaram a 1.123. A corporação ainda localizou 116 pedras de crack no ano passado e 510 neste semestre. De outros tipos de entorpecentes, acabaram pegos 18 porções em 2010.
Em decorrência de ações contra o tráfico, em 2011, a GM prendeu 27 pessoas, seis menores de idade e fez 27 flagrantes. Em 2010, foram 10 pessoas presas, quatro menores apreendidos e 11 flagrantes.
“O combate ao tráfico em Indaiatuba é reforçado todos os dias. Temos guardas preparados e um sistema de inteligência que dá apoio às ações policiais. O trabalho não para e os números mostram que os resultados já começaram a aparecer”, defende o secretário.

COI quase dobrou número de ações no primeiro semestre de 2011

Trabalho de inteligência ampliou prisões e apreensões.

O COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Municipal promoveu 41 ações no primeiro semestre de 2011. Se comparado ao mesmo período de 2010, que registrou 21 atividades, os números cresceram 95,2%. Todos os trabalhos de inteligência oferecem apoio às investigações da Polícia Civil e atuações de combate ao crime da Guarda Municipal e Polícia Militar.
O número de presos também cresceu. Enquanto em 2010 eles chegaram a 10, em 2011 atingiram 19, ou aumento de 90%. A quantidade de pessoas indiciadas passou de oito para 27, uma ampliação de 237,5%. O número de veículos apreendidos foi superado e saiu de 13 em 2010 para 41 em 2011, ou crescimento de 215,4%. Esses dados são relativos somente ao trabalho desenvolvido pelo COI.
“Temos investido cada vez mais em tecnologia e inteligência. Com isso conseguimos resolver crimes e até desmontar uma quadrilha. Os resultados na área de Segurança aparecem em médio ou em longo prazo, mas nós já temos alcançado sucesso”, comenta o secretário de Defesa e Cidadania e chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Guedes Pinto.
Atualmente o sistema de segurança conta com 14 câmeras Dome 360º e outras três estão em processo de instalação. São, 71 câmeras fixas, em 35 pontos e outras 21 em sete novos locais começaram a ser instaladas. O Centro funciona 24 horas e conta com 25 funcionários que atuam nas áreas de atendimento de ocorrências pelo 153, despacho de viatura, monitoramento, manutenção, desenvolvimento de tecnologia e inteligência. “Contamos também com guardas treinados e capacitados nas ruas. Eles realizam patrulhamento ostensivo, preventivo e operações especiais para conter a criminalidade”, emenda Guedes.
Casos solucionados
Entre os principais crimes resolvidos com apoio do COI este ano está a prisão de uma quadrilha suspeita de praticar furtos na cidade. No dia 1º de julho (sexta-feira), o monitoramento registrou a passagem do Fiat Uno, prata placas de Hortolândia. O último crime praticado com o carro aconteceu em um comércio da rua Padre Bento Pacheco, no centro. Ele foi abordado na rua Augusto de Oliveira Camargo, na região central do município com um homem e quatro mulheres. Eles carregavam relógios, celulares, um jogo de cozinha além de US$ 110,00 e R$ 286,36. Vítimas reconheceram os produtos e os suspeitos ficaram presos em flagrante por furto e formação de quadrilha. Todos já possuíam outras passagens pelo mesmo crime. O Uno também ficou apreendido.
No mês de julho, dia 27, o COI registrou a passagem do Renault Logan, prata, placas de São Paulo. O veículo era suspeito de ser utilizado em um furto à residência ocorrido na Vila Suíça, no dia 24 de junho e era utilizado por dois rapazes. Nas buscas, os guardas localizaram dentro do porta-luvas um aparelho celular e um isqueiro com nome gravado. A vítima reconheceu os objetos. O condutor é morador de Campinas, não possui habilitação para dirigir, pois é menor de idade e tem várias passagens por furto. O passageiro é de Hortolândia e tem várias passagens por roubos e furtos. Foi registrado boletim de ocorrência de apreensão dos objetos e do veículo. Os suspeitos foram indiciados pela Polícia Civil.
Já no dia 25 de junho (quarta-feira), o COI registrou a entrada de um Palio, vermelho, placas de Indaiatuba. Ele era suspeito de participar de um roubo conhecido como “saidinha de banco”, na cidade de Salto, no dia 18 de maio. O fato foi relatado por meio da CMI (Central Metropolitana de Inteligência). As vítimas tinham feito o saque em uma agência do Itaú em Indaiatuba e seguiram para o município vizinho. Os dois ocupantes do Palio foram indiciados e o veículo ficou apreendido.
“Temos muitos outros exemplos de ações e sabemos que cada vez que fazemos uma prisão ou apreensão evitamos novos crimes. Esse é o principal objetivo do trabalho realizado pelo COI”, afirma o secretário.


Fotos: Gil Nunes ACS/PMI
Fotos: Lincoln Franco ACS/PMI


Nenhum comentário:

Postar um comentário